Educação Infantil
Proposta Pedagógica
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, cognitivo e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Nosso currículo acredita que as crianças possuem competências que precisam ser valorizadas, ampliadas e enriquecidas pela escola. As atividades aqui desenvolvidas oferecem condições para o desenvolvimento integral de nossos alunos.
Para que possamos atingir nossos objetivos, o cotidiano da Educação Infantil na Piccolino tem sua estrutura formada por três eixos que se complementam entre si: o cuidar, o brincar e o educar.
O cuidar é de extrema importância nesta fase. Referimos-nos tanto aos cuidados com o corpo, o ambiente, a alimentação, quanto à atenção às necessidades emocionais e sociais da criança.
Atitudes de acolhimento e respeito às suas peculiaridades promovem a passagem da total dependência para uma progressiva independência... Para a autonomia.
Atrelado ao ato do cuidar, temos o ato de educar, presente em nosso cotidiano em atitudes simples, como uma conversa, por exemplo, e em ações mais elaboradas, como no planejamento e desenvolvimento de atividades curriculares.
Outro aspecto do trabalho refere-se ao papel do brincar no cotidiano da Educação Infantil, visto que a criança pequena processa o mundo e as informações por meio do brincar.
É brincando que ela cria, imagina, assimila transforma e se desenvolve. A brincadeira permite conhecer, experimentar, passar do real para o imaginário e vice-versa.
Acreditando nestes princípios, é que a Piccolino tem desenvolvido com qualidade seu papel no cenário educativo.