Educação Infantil

Proposta Pedagógica

 

 

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, cognitivo e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Nosso currículo acredita que as crianças possuem competências que precisam ser valorizadas, ampliadas e enriquecidas pela escola. As atividades aqui desenvolvidas oferecem condições para o desenvolvimento integral de nossos alunos. 

Para que possamos atingir nossos objetivos, o cotidiano da Educação Infantil na Piccolino tem sua estrutura formada por três eixos que se complementam entre si:  o cuidar, o brincar e o educar.

O cuidar é de extrema importância nesta fase. Referimos-nos tanto aos cuidados  com o corpo, o ambiente, a alimentação, quanto à atenção às necessidades emocionais e  sociais da criança.

Atitudes de acolhimento e respeito às suas peculiaridades promovem a passagem da total dependência para uma progressiva independência... Para a autonomia.

Atrelado ao ato do cuidar, temos o ato de educar, presente em nosso cotidiano em atitudes simples, como uma conversa, por exemplo, e em ações mais elaboradas, como no planejamento e desenvolvimento de atividades curriculares.

Outro aspecto do trabalho refere-se ao papel do brincar no cotidiano da Educação Infantil, visto que a criança pequena processa o mundo e as informações por meio do brincar.

É brincando que ela cria, imagina, assimila transforma e se desenvolve. A brincadeira permite conhecer, experimentar, passar do real para o imaginário e vice-versa.

Acreditando nestes princípios, é que a Piccolino tem desenvolvido com qualidade seu papel no cenário educativo.

  • c-facebook

© 2017 por ESCOLA PICCOLINO.